Leve sua mãe para a África do Sul

“Nunca foi um lugar que estivesse em minha relação  de viagens. Mas o meu filho convenceu. Amei e quero voltar!”. Conheça a história dessa dupla viajante


Por Thais Fernandes
Pense no que te separa do que você nunca viveu. Quanto você pode perder por não ter embarcado. Quem você deixou de aproveitar por que pareceu que podia deixar pra depois? Essa é uma história sobre sair do lugar comum. “Nunca foi um lugar que estivesse em minha relação  de viagens. Mas o filho convenceu. Amei e quero voltar”, me contou a Sonia Santiagob sobre a viagem internacional que marcou as férias dela.

Uma publicação compartilhada por Soninha Santiago Barbosa (@soninhasantiagobarbosa) em



Encontrei o relato dela nesta rede mundial de computadores e me apaixonei. O filho fez o convite e propôs os desafios. A viagem para a África do Sul não seria só mais um roteiro pacato. “Fizemos o Safari do Kapama. Escolhemos o Safari,  principalmente  por ser proibido caça”, lembra ela. A dupla foi a Cape Town, Hoedsptuit  e Joanesburgo e em cada ponto, uma superação. “Fizemos a trilha de Lions  Head,  pelo lado direito que é  o mais difícil.  Eu fui até  meu limite. Meu filho foi mais pra cima”, conta ela, que sempre teve muito medo de altura.

A dupla mãe-e-filho se complementou e o que ele trazia de diferente, ela topava. “Nunca tinha feito trilha, meu filho é  louco”, diverte-se ela entre uma risada e outra.Para o safari, um dos passeios mais procurados pelos turistas, eles fecharam três dias por um valor de cerca de 20 mil rands, moeda local. Em real, na cotação de hoje (XXXX). “Tivemos que mudar nossas datas em função  do Safari.  É muito requisitado. Tem bons guias e boa hospedagem. Muito show”, destaca.






GASTRONOMIA E BONS VINHOS
Além de me contar que a comida tem um bom preço, a dupla destacou a qualidade da bebida que é marca nacional: os vinhos. Esse é um dos detalhes que chamam a atenção de turistas e Sônia confirma que vale a pena também pelos valores. “Os brasileiros  que  fazem intercâmbio lá, escolheram por ser mais barato”, lembra.



A comida ficou inclusa na estadia dos dois durante o Safari. “São os dois safari, hospedagem e alimentação.  E comida é o que  não  falta. Muito frutos do mar nas duas cidades. Comida de todos os gostos,  japonesa,  italiana,  portuguesa. Come-se muito bem”, lembra ela sobre o pacote que fechou no passeio.

TEM QUE LEVAR CASACO
A viagem dos dois foi no último trimestre o ano, mas Soninha lembra que a temperatura era bem amena. “Fez sol, mas com um friozinho como aqui no sul.
Tem que levar  casaco. No Safari foi onde pegamos mais frio. Já Cape Town só à noite o friozinho de praia e Joanesburgo  pegamos chuva e muito vento”, conta.
É sempre importante checar o clima para quem está se preparando para passeios de esporte. “Meu filho ia fazer bungjump mas no dia não  foi possível.  Muito  vento e chuva. Aí  eles fecharam”, revela ela sobre a atração que fica localizada em Soweto, distrito conhecido no subúrbio de Joanesburgo.

PESQUISE E PROGRAME-SE
Já deu vontade de embarcar, né? A dica da dupla para quem vai se jogar por lá é: pesquisa e mais pesquisa. Eles, por exemplo, ficaram de olho em voos na Internet, mas acabaram conseguindo um pacote mais em conta em agencias especializadas em viagem. Os hotéis foram garimpados pelo Booking.  “Mas meu filho fez muitas pesquisas nos blogs  de viagens. Inclusive  o Guia de Joanesburgo”, explica Sônia.




Agora, o bichinho da aventura parece ter picado essa mãe, que já quer um retorno. “Estamos pensando  em  voltar ano que vem e fazer outras cidades. Juntar dindin e voltar com certeza. Quero ir pro  lado de Porto Elizabeth
Muita, mas muita história  pra conhecer. Vale a visita”, afirma ela, que arremata: “E vencendo meus medos!”.
DICA DE MÃE
Depois de um longo papo e de muitas dúvidas tiradas com a Soninha, eis que ela volta a mandar mensagem para essa repórter. “Oi. Só  lembrei que a vacina contra febre amarela é obrigatória  e muito cobrada nos aeroportos. No mínimo 10 dias antes da viagem. Mas vale tomar logo, pois a validade é  de 10 anos”. Dica de mãe é coisa séria. Anotei e já tomei a minha.

Deixe um comentário