Tour pelo que vi de incrível na Semana Internacional do Café 2019

Espresso, na Hario, preparo árabe… licor de café, ou cascara?!

Se tem três dias que eu tiro para ficar doidona de cafeína são os da Semana Internacional do Café (SIC)! O maior evento do Brasil dedicado à bebida.

O que vi na SIC 2019? O que chamou a atenção

 
Meditando para decidir quais momentos escolher… Foto: @pokegiu

Cafés bem no meio do Ceará

Para começar, muitos produtores do Ceará! Eu já tinha escrito sobre o Maciço do Baturité em 2015, mas era algo muito distante… até que conheci o Francisco Uchôa. Produtor de café sombreado nessa região ancestral. O café chegou lá entre os séculos 18 e 19! E ainda tem cafeeiro plantado em 1900.

Ele é cafeicultor e levou turismo rural ao Sítio Águas Finas! Tem trilhas e experiências na lavoura. Ah! E crianças de um projeto de música local, que se apresentam pros visitantes. Coisa linda de ouvir ele contando.

Eles também torram, viu? O café arábica da variedade café Typica é embalado em diversas opções do Café Uchôa. Aliás, o presidente da Afloracafé – Associação de Cafeicultores da Serra de Baturité – Frederico Yan, me contou que todos os 16 associados tem marcas de café torrado! É café cearense pra todos os gostos. 

 
Eu e o Seu Uchôa, tomando cafés cearense! ☕🌺 Fotos: Thais Fernandes

Esse encontro bom aconteceu porque pela primeira vez eu mediei um painel! Para mim, que vou a SIC desde 2014, quando cuidava do site CaféPoint (dá uma olhada na última fotinha!), foi uma surpresa deliciosa mediar.

De turismo rural a Airbnb Experiências

O papo ‘Como Agregar Valor ao Seu Negócio’, que participei, me deu a oportunidade de conhecer o Seu Uchôa e a Anna Claudia, do Cafetelier. Ela abriu essa cafeteria em Ouro Preto (MG). E descobriu aos poucos como tornar a paixão algo rentável. Hoje, além do café bem localizado no centro da cidade, a Anna oferece atividades para turistas. Ela criou degustações no Airbnb Experiências. É muito maravilhoso ver uma mulher a frente de um trabalho inovador assim.

Foi muita generosa essa conversa. Esses dois! 💖

A querida Anna Claudia, do Cafetelier contando sua história. E eu, anotando e registrando em fotos, antes do nosso bate-papo com o Seu Uchôa! Foto: Cafetelier
Robustas de Rondônia!

Falando em regiões surpreendentes, você já tomou café de Rondônia? O estado está apostando em qualidade. E da espécia canéfora! Isso, nadica de arábica. Antes de torcer o nariz, sugiro experimentar. Esse ano, os produtores fermentaram o café. Processo de mais de 20 dias. Muita gente envolvida! E um resultado… bem doce na xícara!

Lá, tem café produzido por indígenas! Contei mais sobre isso em uma matéria especial que fiz para a agência onde trabalho. Inclusive, tem os indígenas, robusta, o Seu Uchôa, e um campeão que produz agricultura sintrópica! (Conto mais dessa último aqui nesse texto mesmo, vai rolando a página…)

 
Café é coisa do Brasil todo! Rondônia representou nessa SIC! Fotos: Thais Fernandes

Coffee of The Year

Aliás, quem venceu o Coffee of The Year Canefora (prêmio criado pela SIC) foi o agora BICAMPEÃO Luiz Claudio! Do Espírito Santo, ele produz no Sítio Grãs de Ouro. Sei que é um querido porque já o entrevistei! Honra. E contei a história dele no microlote produzido pelo Santo Grão – que por sinal, já esgotou!
E o de arábica? Willians Valério, do Sítio Recanto dos Tucanos. É o Willians que produz com a agricultura sintrópica! São técnicas agroflorestais. Muita mata nativa. E amor pelo café – claro. História incrível que conheci através da Mariana Proença e da Giuliana Iannaco, da Revista Espresso.
  

 
                   Luiz Claudio: bicampeão no canéfora!                                    Agrofloresta na produção dos campões do arábica!  
Fotos: Thais Fernandes            


LANÇAMENTOS

Licor de café conilon

Mais do que produtores determinados de robusta… teve licor com esses grãos! O lançamento foi da Soul Cafés, de Blumenau, com parceiros locais. Eles já trabalham com licor de grãos arábica. Esse, do conilon, é edição limitadíssima! Só 100 garrafas.

Foto: Thais Fernandes


Novos cafés da Mantissa

Essa fazenda é muito querida. Ali no Sul de Minas, a Mantissa tem um trabalho enorme desde produção de qualidade até torra e venda. Agora, a marca que antes tinha apenas um café nas gôndolas, lançou uma linha inteirinha!

O Léo Custódio, mestre de torrado, provador, que cuida da qualidade da marca… e é um querido!, me preparou o Catuaí Amarelo. E olha como estava fresquíssimo:

  
Fotos: Thais Fernandes

Fotos: Thais Fernandes

Cascara tea, eu tea amo!                                                                                        Eu sou apaixonadaaaa por cascara! O chá feito com a casca de café. E olha só quem encontrei? Essa garrafinha de chazim gelado Cascara! É feita pelo Grandpa Joels Coffe. Eles vendem em Santa Rita do Sapucaí, onde fica a produção própria de café! And, na cafeteria em Santos, litoral paulista.


Mulheres que fazem o café

As produtoras maravilhosas que venceram o Florada Premiada. Concurso patrocinado pela 3 Corações, e que lança cafés das vencedoras! É significativo ver grãos torrados com os nomes delas. No Brasil todo! (E, sim, é o Padre Fabio de Melo nas fotos. Ele é o novo parceiro da marca nesse projeto:) )


  
 Vencedoras: Maria Simone Borges, na categoria via seca; e Daiana Aparecido Silva, em via úmida

Fotos: Thais Fernandes

Falando em mulheres incríveis, fiquem com essa foto de um pedacinho da equipe que faz a Revista Espresso e o CaféPoint acontecerem:

Eu matando a saudade do site que fiz por 3 anos; e as novas donas do conteúdo CaféPoint: Naty Camoleze e Gabi Kaneto ❤

3 comentários em “Tour pelo que vi de incrível na Semana Internacional do Café 2019”

Deixe um comentário