O que é cafeína, afinal?

que tem cafeína em várias plantas acho que você já sabia, né? é café (coffea)! chá (camelia sinenses)! guaraná! mate! ah, chocolate (cacaueiro). uhum!

mas cê já imaginava que ela tá presente em mais de 60 espécies?

eu tenho pesquisado muito pra entender como o café me afeta. faz algum tempo que entendi que convivo com ansiedade. é algo que provavelmente vai seguir me acompanhando… então, vamos chamar isso de ‘vida em andamento’.

e, sem dúvidas, tem uma coisinha que faz parte da minha vida: uma boa xícara de café. parece meio contraditório querer manter os dois? às vezes, é. por isso tudo, comecei a me perguntar: o que no café pode acender o interruptor da minha ansiedade? e, obviamente, me veio à mente ela. a famigerada cafeína.

nas plantas

que tem cafeína em várias plantas acho que você já sabia, né? só pra ficar na nossa mesa de quase-todo-dia: café (coffea)´! chá (camelia sinenses)! guaraná! mate! ah, e também tem o chocolate (cacaueiro). uhum!

mas cê já imaginava que ela tá presente em mais de 60 espécies? (cara de espanto). nem eu!
os cientistas ainda estão estudando qual a função desse composto nas plantas. será que servem como um repelente natural? xô insetos e pragas! ou ajuda a formar uma reservinha de nitrogênio? pelo menos nesse artigo aqui, ainda não há conclusões. mas que ela tá em muita ´planta, isso tá!

um alcalóide nervoso

beleza… mas, quimicamente, o que é cafeína? ela é um composto orgânico da família dos alcaloides. a nomenclatura oficial é 1,3,7-trimetil-3,7-dihi­dro-1H-purina-2,6-diona. e olha só como é estrutura química da cafeína da danada:

fonte: Brasil Escola

agora, tecla SPA: a cafeína é, basicamente, como um estimulante do nosso sistema nervoso central (SNC).

como funfa?

bom, pra saber isso, você precisa conhecer outra substância: a adenosina. essa fofa aqui é produzida pelo corpo e ajuda a gente a dormir!
o modus operandi da cafeína é justamente driblar a ação da adenosina. os receptores confundem as duas. e aí? a cafeína passa na frente! e no lugar de dar sono, ela dá AQUELA sensação de AGORA VAI! uma energia que a gente busca muito nesses tempos acelerados.

claro que essa explicação de 1 parágrafo é bem rasa, né? vamos combinar que o drauzio varella deve te explicar BEM melhor do que eu: aqui neste artigo do site dele, tem infos sobre uma pesquisa que analisa a relação cafeína x sono.

porta pra drogas + pesadas

“A cafeína é a droga mais consumida em todo mundo“. foi o que eu li em dois artigos sobre ela.
bom, fato é que muitos estudos apontaram que a cafeína pode causar dependência.
nessa matéria da Revista Galileu, eles explicam os efeitos que esse consumo tem no nosso corpitcho. mas tenho a impressão que você já deve saber alguns deles… tipo:

  • insônia
  • acelero
  • ansiedade
  • cansaço excessivo depois do pico de energia louca ai meu deus do céu

ok, acima eu descrevi os meus próprios sintomas quando tomo café DEMAIS. e, principalmente, se eu SÓ tomo café. dicas muito simples pra evitar isso são:

  • reduzir a quantidade (avá)
  • comer algo enquanto toma café. se você não quiser que interfira muito no sabor do café, pode comer um pedaço de pão simples, ou uma bolacha de água e sal, manja?
  • estar atento ao seu organismo. eu não costumo ter muito problema com a quantidade, mas a cafeína definitivamente potencializa o que já estou sentindo no dia.
foto: Thais Fernandes (eu merma)

de toda forma, vale ficar atento a tudo que tá ‘demais’. café é uma delícia. um cházinho é amor. chocolate é o paraíso. vamos só tomar cuidado com volume… e, por que não?, cuidar mais da qualidade!


experimental news: receba 9dades por e-mail!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário