você sabia que o maior evento de café na América Latina acontece no Brasil? a Semana Internacional do Café (SIC) já tá na 14ª edição e acabou de acontecer entre 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG). como ainda tá tudo fresquinho, trouxe aqui um apanhadão com 10 novidades do café na SIC 2024. preparados?

vamos de décima participação na SIC! muitas vivências e aplausos – e algumas críticas
10 novidades bacanas do café que vi na SIC 2024
- 👩🏾🦱 curadoria com dia dedicado a diversidade: esse golaço é fruto de trabalho e insistência de MUITA gente! entre essas pessoas, a Dandara Renault, que é fundadora do Maloka Kofi Lab e fez a curadoria do primeiro dia da SIC e incluiu (única e exclusivamente por vontade própria) uma intérprete de LIBRAS durante as palestras. é um legado que agora vai ter que rolar em todo evento!
- 🌳robustas do Acre: pra mim, essa foi a grande novidade da SIC 2024! eu já imaginava que os cafés produzidos em Rondônia podiam estar ultrapassando os limites do estado… mas fiquei surpresa com o estande imponente que as produtoras e produtores rurais do Acre tiveram já na sua primeira vez do evento. Cerca de 70 cafeicultores integram a caravana amazônica, além de técnicos, extensionistas, professores, pesquisadores e comunicadores.
- 💛café laurina: a variedade em si não é novidade, mas o laurina agora tá disponível torrado e vendido por uma cafeteria brasileira. sou fã do Gabriel Agrelli e é ele quem tá por trás dessa linha com a Abigail, cafeteria dele em Campinas. o que tem de especial? a laurina tem, naturalmente, até 50% menos cafeína no fruto do que em outras variedades de café arábica.
- 🇧🇷 moedor brazuca: ou seria moeneira??? a marca brasileira walls lançou este ano o modelo moeneira MOW! Ela conta com um sistema único em que a moagem vai acontecendo junto com o peneiramento, garantindo um melhor controle do tamanho do grão moído. pra isso, eles tem diferentes tipos de peneira que o consumidor vai trocando para ter o pó mais grosso ou mais fino. o forte deles é o custo benefício e eu, particularmente, gosto da qualidade de outros produtos que já testei e uso.
- 🍾espumante de café: se tem um estande onde cê pode ir todos os anos e vai sempre encontrar café bom e invenções alcoólicasss, é o estande de Cabo Verde! quem traz as inovações de birita é o Henrique Palma, do Café Mãe Cota, que já tem uma bela cachaça, inclusive! a Assprocafe também tem grãos de todos os perfis e até café do jacu, com a marca do Café Corrego Fundo. dá uma espiada nessa terrinha aqui no texto sobre cafés especiais, cachaça e doces mineiros de Cabo Verde.
- 📖 lançamento do livro sobre as IGs brasileiras: o título “A Revolução do Café Brasileiro – Regiões com Indicação Geográfica” foi lançado nessa SIC e reúne imagens e entrevistas de 14 regiões brasileiras produtoras de café com IG. um marco importante pra ter nossa história registrada. lá foi vendido por R$100,00.
- 🏆café robusta 100 pontos: o Projeto Tribos, da 3Corações, que inclui a venda de pacotes de café robusta amazônico produzido por indígenas brasileiros, também tem uma premiação. acontece que este ano a marca divulgou que um dos cafés do concurso Tribos teve uma nota de 100 pontos (valor máximo), na avaliação de um juiz profissional. “É a primeira vez que tenho chance de pontuar e reconhecer um café robusta exemplar 100 pontos”, foi o que disse Silvio Leite, head judge da premiação e referência no mercado nacional.
- 🍵 chás: se minha memória não me engana, é a primeira vez que vi expositor relacionados a chás na SIC, que foi a Namu Matcha. acho bastante interessante essa aproximação entre mercado de café e chá, porque tem muito em comum: preparos, sensoriais e, claro, públicos em potencial. ah, e eles tão mesmo se aproximando do mercado de cafés, porque também participaram do Poços Coffee Week, que cobri esse ano.
- 👥blend de arábica e conilon: duas das maiores cooperativas do País, a Cooabriel e a MinaSul, estão construindo um projeto bem massa juntas. na feira, eles levaram um blend das variedades canéfora, produzido pelos capixabas, e arábica, dos agricultores mineiros. ainda em fase de testes, a ideia foi justamente oferecer a degustação para recolher feedbacks do público.
- 👁️🗨️Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado: nome grandão pra um tema bem importante. a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) criou esse protocolo e tem divulgado, como fez na SIC. acho bem importante, já que muitas notas que a gente vê nos pacotinhos são de avaliações feitas antes da torra final. ou seja, será que você tá mesmo tomando café de 90 pontos? ou ele já teve 90 pontos em outro momento e não mais agora? 😖
outros anos da SIC
a, como essa é 10ª vez que acompanho de pertinho a SIC, já tem texto por aqui de outro Tour pelo que vi de incrível na Semana Internacional do Café 2019. e em breve sai reportagem especial que fiz este ano para o site Conexão Safra.
pra saber de outras matérias que faço como freela, acompanhe lá no insta @tha.experimetando!








o que ainda não vi na SIC, mas quero ver na próxima edição
- remunerar mediadores e palestrantes: espero – e deixo minha crítica aqui – que a SIC passe a remunerar quem faz o conteúdo desse mega evento acontecer. para quem não sabe, palestrantes e mediadores não recebem para levar conteúdo e debate aos palcos, à exceção são pouquíssimos (e badalados).
infelizmente, em 2024 a organização regrediu. nem mesmo passagens ou estadia foram oferecidas em diversos casos. triste. falando enquanto jornalista e mediadora em outras edições, e convidada pra mediar esse ano, esse foi um trabalho qu recusei. obviamente, se é trabalho não há motivo para ser de graça em um evento deste porte, com tanto patrocínio e ganhos.
campeões do COY, Florada e Campeonato de Barista
- Coffee of the Year: O café do Sítio Campo Azul, do Caparaó, em Divino de São Lourenço, produzido por Paulo Roberto Alves, foi o grande campeão da categoria arábica, com 90.25 pontos. Já na categoria canéfora, o grande campeão foi o café do Sítio do Pedrão, em Jerônimo Monteiro, produzido por Antônio Cezar Demartini Landi, com pontuação de 86.42.
- Florada Premiada: a vencedora foi Sônia Aparecida da Silva Moreira, Sítio Pernambuco, de Caputira (MG).
- Campeonato Brasileiro de Barista 2024: Emerson Nascimento, da Coffee Five, do Rio de Janeiro (RJ), conquistou o primeiro lugar.
o evento dura três dias e reúne gente do país todo e exterior. esse foi um apanhado geral, mas super vale a pena se aprofundar em alguns dos temas anteriores. sobre quais você gostaria de ler?
aproveita e já se inscreve pra receber, gratuitamente, as Notas Experimentais, uma cartinha que envio por e-mail contando o que sai por aqui em primeira mão 🙌🏼 (além de cupons e outras indicações bacanas).
