Andradas Café Festival amplia evento com novo roteiro de agroturismo

a cidade de Andradas já é rota de turistas de diferentes tipos, mas o café e a agricultura vem ganhando cada vez mais espaço. dá pra entender o motivo só por essa foto que abre a matéria? eu fiz ela nos dias que passei nas terras andradenses, nesta lavoura que tem vista para a Pedra do Elefante. é de emocionar!

lançamento do Andradas Café Festival

a organização do Andradas Café Festival organizou um café da manhã na Cafeteria Reduto para lançar a edição deste ano e anunciar a nova data. o evento vai acontecer de 1 a 4 de maio de 2025.

mas uma das principais novidades é que, nesse ano, além de exposição de marcas e palestras, o festival vai para o campo! isso vai acontecer através de um novo roteiro turístico que foi estreado pelo grupo de jornalistas em que eu estive.

a ideia é mostrar na prática como é a agricultura e as paisagens locais. só para se ter uma ideia, as propriedades de café de Andradas tem de 12 a 15 hectares em média. o vinho, outra estrela local, também é de base familiar. e, claro, em torno disso estão produções artesanais de doces, queijos, bolachas e artesanato.

além disso, a cidade tem pontos turísticos de natureza que incluem o Pico do Gavião, a Pedra do Elefante, Pedra da Cruz, Pedra do Pantano, que ficam localizadas na Serra do Pau D’Alho. vem ver os detalhes desses lugares no roteiro a seguir.

novo roteiro de agroturismo de Andradas

em 2022, eu fiz um tour cafeinado bem massa por lá também, mas o passeio não era oficial. agora, esse roteiro vai ser oferecido já durante o Andradas Café Festival desse ano! então, já anota e se prepare porque é muita coisa LINDA pra ver incluindo:

  • café;
  • vinho;
  • gastronomia local;
  • música andradense;
  • turismo de natureza.

Café na Pedra da Cruz

nosso roteiro foi acompanhado pelas explicações e companhia das incríveis Camila Barbosa, gerente de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Andradas, e Dalva Sasseron, engenheira agrônoma especializada em agricultura sintrópica e cafés especiais. e a Desbravar Turismo levou a gente para tomar um café nas alturas da Pedra da Cruz. pega essa vista maravilhosa:

sinceramente, imagina que delícia provar um café especial produzido em Andradas e extraído pela Mariana Nakagaw lá no altooo! e, além disso, o que deu um toque especial a esse momento foram as músicas que o cantor Anderson Martins tocou pra gente.

ele é um artista da cidade e tem composições lindinhas sobre Andradas e o café. e, claro, tocou clássicos da nossa música na viola de cabaça. coisa de emocionar mesmo.

foto: Gabriel M. Teixeira | Andradas Café Festival

Passeio na vinícola da Casa Geraldo

um tour com direito a degustação de vinho. tivemos essa experiência e ainda ganhamos taças personalizadas lá na Casa Geraldo, que foi lançada no ano de 2.000. a origem da marca, no entanto, é bem anterior.

na década de 60 o fundador começou a produzir e, anos depois, percebeu que a hospitalidade podia ser seu diferencial e passou a receber turistas na propriedade. e assim é até hoje. um espaço de produção e turismo famoso em toda região.

o passeio passa pelo parreiral de uva Shiraz, onde aprendemos sobre método dupla poda que possibilitou o cultivo de uvas que produzem os vinhos finos da chamada “colheita de inverno”. esse é um dos destaques, aliás, já que antes a região só conseguia produzir vinhos de mesa e foi essa técnica que revolucionou a agricultura local.

no tour, em meio à lavoura tem degustação de oito vinhos diferentes, entre secos e suaves. no final, acontece também uma harmonização com queijos de Minas e o azeite Extra Virgem da Casa Geraldo (incrível também!). a produção de oliveiras deles no local ainda não teve colheita, mas a empresa tem lavoura em Divinolândia, de onde vem a matéria para fazer o azeite.

só não esquece de ir tomando água entre uma taça e outra. eles vão te dar uma garrafinha no início do passeio, então beba mesmo. é sol na cabeça e vinho na mão, então hidratação é o mínimo. 😅

Gastronomia típica de Andradas

nos dois dias de tour, a gente foi abastecido com comida local da boa. começamos provando simplesmente um prato que é reconhecido como patrimônio cultural andradense. o Virado de Frango! preparado no Taverna Restaurante, ele pode levar coxa, moela e até coração de frango. o caldo é feito com floco de farinha de milho e os relatos é que este prato tem origem na comida de tropeiros que passavam pela região antigamente. eu amei.

e a noite? uma pizza? não sei se dá pra dizer que foi ‘só’ uma pizza, porque que trem maravilhoso que a Pizzaria Tradicionalle faz. as pizzas são artesais, assadas em forno à lenha com massa com longa maturação. a de abobrinha foi a que mais me ganhou, com um recheio suculento e saborosa demais. (mas deixe espaço para a pizza doce de banana com chocolate branco, vai valer a pena!).

ah, o último almoço foi no Mirante of Dreams, com uma comida caseira delícia e a seguinte vista:

Visita aos cafeicultores e cafeicultoras

no dia seguinte, esse mega passeio seguiu com a World Adventure Tur. e a gente foi visitar uma das associações de produtores que eu mais curto o trabalho, a Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal (Acafeg). eles trabalham com fair trade, o comércio justo. e desde quando os visitei pela primeira vez, tem expandido e crescido!

o café é incrível e a qualidade é um dos focos, mas o que eu mais valorizo ali é ver o empenho deles em oferecer conhecimento para as cafeicultoras e cafeicultores e contribuir com a comunidade como um todo.

só pra ter uma ideia, além do salão para reuniões e eventos, a Acafeg tem um laboratório de provas de café… e uma sala de pilates! sim, eles construíram esse espaço pensando na saúde dos associados, que trabalham nas lavouras e precisam ter esse tipo de cuidado com o corpo ainda mais reforçado. mas o serviço também é oferecido à toda a comunidade local.

e hoje, entre os cerca de 30 alunos, a maioria é de não-associados, contou a Aline Benevene, que cuida do administrativo da cooperativa e é filha do Seu Sebastião Benevene, presidente da Acafeg.

tá achando que acabou? pois a gente ainda foi conhecer de pertinho o Sítio Santa Luzia, da Tamires Ribeiro. mas essa história é tão bacana que eu vou deixar para contar em um texto todinho dela, tá? fica de olho no meu insta @tha.experimentando e assine [de graça] a Newsletter Experimental para saber em prima mão quando o texto for publicado!

*eu viajei à convite da organização do Andradas Café Festival e fiquei hospedada no Hotel Delainn, no centro da cidade. Vale fazer reserva com antecedência, porque turistas visitam a cidade o ano todo.

Uma consideração sobre “Andradas Café Festival amplia evento com novo roteiro de agroturismo”

Deixe um comentário