4 cafeterias que você precisa conhecer em Belo Horizonte (MG)

pão de queijo, doce de leite… e muito café bom! a capital mineira não desapontou! a cena de cafés especiais na capital mineira tá linda demais e eu fui conferir 4 cafeterias que você precisa conhecer em BH.

se você vai pra Belo Horizonte (MG), já separa um ou dois dias de roteiro pra fazer esse tour:

Elisa Café

minha primeira parada foi no Elisa Café. além de cafeteria, o Elisa é também torrefação. fundada pela Ana Elisa Saldanha, essa marca é focada nos grãos e na excelência. 

o Elisa tem duas unidades e eu visitei o espaço onde rolam as torras dos cafés da marca.

Fotos: Thais Fernandes©

os cafés vem de diversas regiões produtoras, trazendo só coisa fina. entre os grãos da cafeteria tem cafés da chamada diamantina, na bahia, sul de minas, matas de minas e por aí vaaaai… 

nas unidades tem diversos métodos e bebidas a base de espresso… 

além de servir café, eles também vendem pacotinhos de grãos torrados e mais um punhado de coisa, de porta-filtros da kalita a chocolates com cacau de qualidade.

o que eu provei no Elisa Café? provei e amei o coldbrew que eu tomei lá, da Fazenda Vista Alegre, na Bahia. particularmente, um dos melhores dos últimos tempos! e comi também um croissaint com queijo da canastra, bem crocante, que também indico. 

📍Elisa Café: R. Sergipe, 1149 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Academia do Café

aqui já vem uma pedrada: a Academia do Café abriu as portas lá em 2011 e é uma baita referência nacional!

fundada pelo Bruno e Débora Souza, o espaço já nasceu sendo focado em treinamento e formação técnica/profissional em café, além de laboratório certificado.

só 2013 é que o serviço se ampliou e a Academia passou a ser também cafeteria…

hoje, a Academia é tocada também pela Julia Fortini e o Ivan Totti Heyden. a Julia é filha do Bruno e da Débora e trabalha com café desde a adolescência… e ainda é uma das nossas campeãs brasileiras de Brewers (métodos de preparo).

Fotos: Thais Fernandes©

essa dupla tá mandando muito bem tanto no cardápio quanto nos cursos que a Academia oferece.

na cafeteria, os cafés são todos extraídos no método Origami ou na Hario V60, em receitas criadas e testadas pela equipe! 

o que eu provei na Academia do Café? eu tive lá no início de novembro e provei um cafezão Honey do Horácio. super redondinho e com notas de limão. uma delícia! e deu provada no Borboun do Bruno, que tava bem encorpado e docinho. 

E óbvio que aproveitei pra pegar um pãozin de queijo com queijo na chapa (queijo nunca é demais)! e ainda provei o sorvete de café feito na casa. indico MUITO esse combo aqui, tá? um belo café da manhã, delícia, refrescante. tudo de bom. 

📍Academia do Café: R. Grão Pará, 1024, Belo Horizonte (MG)

Oop Café

a terceira cafeteria desse roteiro bão demais foi a OOP Savassi! (além dessa unidade, eles tem pontos dentro do super museu do Inhotim – mas isso eu conto em outro post, tá?).

além de cafeteria, a OOP também é torrefação e agora conta até com um clube de assinaturas. 

a marca já existe há mais de 9 anos! e no coração de BH, o espaço é super aconchegante e comporta até 80 lugares.

pra quem quer levar seu bichinho pro rolê, a OOP é uma boa porque é pet friendly e tem mesas na parte interna e na área externa. 

Fotos: Thais Fernandes©

no cardápio têm opções vegetarianas e veganas, entre os lanches, bolos, brunch e muito mais… 

quer levar pacotinhos pra casa? então se liga, porque na OOPS eles são divididos em 3 linhas: A slow down, linha lugares e a linha produtores.

a cafeteria foi fundada pela Adriana Cobra e hoje é a Barbara, filha dela, quem está assumindo o negócio e trazendo inovação e energia.

o time se completa com Eystein, norueguês conhecido na semana de cafés especiais do Brasil. ele seleciona os cafés e cria os perfis de torra. coisa fina!

o que eu provei na OOP? tomei um café geladão bem gostoso. e pra acompanhar, pedi o bolo do dia que veio com uma bela cobertura de dosdeleiti.

📍OOP Café: R. Fernandes Tourinho, 143 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Yes, Nós Temos Café

vamo de última parada desse tour foi a Yes, Nós Temos Café. esse café foi o menor que visitei, mas tinha um espresso bem tirado bem gostoso.

bem próximo da OOP, a Yes também fica no bairro da Savassi! 

e essa é mais uma cafeteria que tem torra própria de cafés. fundada pelo luis fernando borba, que também é mestre de torras lá, a Yes também vende pacotinhos de café no seu espaço físico. 

quando eu visitei os pacotinhos a venda eram de diversos sensoriais e todos do Cerrado Mineiro.

Fotos: Thais Fernandes©

a torra é feita no piso superior da cafeteria e dá pra você ver lá da rua a máquina de torra bem lindona lá em cima.

além dos cafés, também tem comidinhas entre salgados e doces pra acompanhar.

o nome yes, nós temos café, vem justamente pra mostrar que o Brasil tem café pra gringo nenhum botar defeito! e mais do que isso, que os nossos melhores cafés também podem – e devem ser consumidos aqui também! 

concordo e muito!

o que eu provei na Yes, Nós Temos Café? um espresso muito bem tirado.

📍Yes, Nós Temos Café: Rua Antônio de Albuquerque 749, Belo Horizonte (MG)

Como chegar nessas cafeterias

quer visitar essas cafeterias também? o endereço de cada uma já tá certinho no app do Kafex. ele é um guia bem completão pra encontrar lugares que trabalham com cafés especiais!

facilita bastante pra encontrar as cafeterias, já que tem mapa, avaliações.. e inclusive cupons, tá?

no meu perfil lá tem essas cafeterias na lista de favoritas! quando for, me conta o que tu achou lá no meu instagram @tha.experimentando!

 se quiser ver a série de vídeos que eu fiz sobre cada uma dessas cafeterias, tá lá no meu instagram @tha.experimentando, em colab com o @kafex.app! 

Deixe um comentário