Dia do café em 14 de abril… será???

Todo ano eu me divirto com esse DNA festeiro do BR.

Primeiro de tudo: que hino esse país que ama tanto café que tem 3 dias pra ele. 😂 Mas a real é que hoje, 14 de abril, não é uma daaaata oficiaaal. Tem anos que busco entender de onde veio essa celebração, mas confesso que nunca encontrei uma fonte confiável, sabe?

O que é certeiro é que outras datas foram criadas por instituições oficiais. OIha só:

  • 📌 O Dia Nacional do Café, por aqui no BR, é 24 de maio. E tem tudo a ver com nosso potencial produtor: em maio começa a colheita em boa parte do Brasil. Foi criado pela Abic, que é a Associação Brasileira da Indústria de Café.
  • 📌 Já o Dia Internacional do Café é em 1 de outubro. Foi criado há menos tempo, mas é oficial pela Organização Internacional do Café.
  • 📌 Agora em abril… diz a lenda que seria ‘o dia mundial’. Mas parece que só nóis tava comemorando… 😂

Na dúvida, bora celebrar

Por mim, pode ser a data interesterlar do nosso grão preferido. Se for cultivado com responsa social e ambiental, e chegar pra mais gente, tá tudo mais que certo 💛. Cê concorda?

Ei, você vai curtir também esse texto aqui: COFFEA: A PLANTA QUE DÁ CAFÉ

Como disse uma seguidora deste blog lá no Instagram/blogexperimental “Sempre fiquei me perguntando sobre tanta data, mas tomo café em todas elas pra garantir”. Errada não tá!

Então, compartilha esse texto aqui com quem tá perdidim em tanta fata comemorativa. E, na dúvida, prepara seu copo de café e vem ler mais do que já foi publicado aqui e no insta. Começando por esse vídeo que usei hoje pra celebrar a bagunça do #diamundialdocafé:

//www.instagram.com/embed.js

4 comentários em “Dia do café em 14 de abril… será???”

  1. Entãooo.. heheheh
    Dia 14 de abril é Dia Mundial do Café há décadas. Diversos países da América Latina iniciam sua colheita nesta data, assim como muitas partes do Brasil, como por exemplo Rondônia. Então nada mais justo que, pelo menos na América Latina e Central, tenhamos uma data oficial para gente. Podemos nos manter independentes da OIC e a escolha eurocentrada de uma data aleatória que não significa nada para nenhum país produtor, não? 😃

    Curtir

    1. Opa, mas claro que podemos! Massa você citar essa celebração de outros países latinos em abril. Até então só encontrei comemorações na mídia brasileira para essa data e sem esse fundamento da colheita latina… Na Colômbia, por exemplo, o que vi foi que eles tem um Dia Nacional, que comemoram em junho, e tá publicado na própria Federacion Nacional de Cafeteros (https://federaciondecafeteros.org/wp/listado-noticias/colombia-celebra-el-dia-nacional-del-cafe-y-93-anos-de-la-federacion-de-cafeteros/).

      Compartilha aqui com a gente as referências dos nossos hermanos celebrando dia 14 de abril, por favor 😊

      Curtir

      1. Pois é, Thais.. a questão é que está havendo um apagamento das comemorações de cada país (e portanto da realidade de cada lugar). AOrganização Internacional do Café (OIC), sediada bem longe da nossa realidade, e da qual vários países produtores são signatários por interesses de mercado, acabou por ‘globalizar’ e tomar para si o ‘direito’ de criar uma data à revelia (com um motivo muito canhestro, aliás). Tanto é que se vc for pesquisar nos buscadores, pouco ou nada encontramos sobre os nossos países vizinhos. Sequer sabemos da nossa produção nos estados de Rondônia, Roraima, Maranhão, Ceará… Além de eurocentrados, estamos cada vez mais ‘sudeste-centrados’. Lembrando que a data é de base ancestral, marcando início da colheita, e toda a abundância que vem dela, como se fosse uma festa. Se a festividade está sendo desvinculada da festa da colheita, então estamos nos desvinculando da origem, da nossa cultura primária e nossas ancestralidades tb.

        Curtir

      2. Concordo, Moni. Até porque história oral é história da mesma forma que a escrita. O legal seria ter mais informações, depoimentos e tal, pra poder registrar isso de mais uma forma. Seria massa. Quem sabe, se reunirmos mais dados podemos depois publicar textos sobre isso aqui! Qualquer coisa, tô mais do que à disposição. 🙂 Um beijo pro cê.

        Curtir

Deixe um comentário