esfriou aí? vem ver como fazer cappuccino em casa!

o leite cremoso reina! na receita base, vamos dizer assim, ele dá o toque especial. e o que capuccino em casa que eu faço fica melhor do que em muita cafeteria, visse? 😛

parece zueira, mas é sério. já tomei cada trem ruuuim, com o nome de ‘cappuccino‘ nos cardápios, que olha!

bom, pra começar tem o lance de que muitas vezes aquela bebida é outra coisa. já falei bastante sobre a definição do cappuccino clássico e tal nesse texto:

enfim, basicamente a bebida leva três partes:
um espresso + leite crema de leite

fora isso, dá pra ser um monte de coisas. eu acredito muito no bom e velho pingado!

mas aqui vamos nos atrever e mandar bala em um leite cremoso? assim, em casa mesmo. terminando com um café com leite com cara de cappuccino clássico. bora!

utensílios e ingredientes

  • primeiro: uma prensa francesa! para os Brazilian gringos, a famosa french press. essa é a cartada principal, porque é com a prensa que vamos fazer o leite cremoso.

selecionei aqui uma em oferta, confere aí, abaixo. aliás, comprando pelos links que indico aqui você fortalece meu trampo 🙂

aqui nesse outro texto, eu expliquei como usar a prensa: Prensa francesa: fazendo café, leite cremoso e chá

  • e agora, sem mais utensílios. chegou a hora dele. o café! eu indico aqui uma bebida mais concentrada, que você pode fazer na própria prensa! oooou, se tiver a máquina, pode usar também uma cápsula. ou, claro, um espresso mermo.

se escolher usar a french press, eu teria mil indicações! mas já que estamos nos links da Amazon, pega essas sugestões: o Mogiana da linha Gourmet da 3 Corações , ou essa belezinhaaa da Café Por Elas, que tá em promo, por sinal:

no caso da cápsula, esse é um café que curto: Orfeu. outra opção é esse da Santa Mônica, que eu acho um pouco mais amargo, mas também rola!

  • de volta à listinha de utensílios: o leite!

eu apostaria em um leite integral tipo esse da Leitíssimo. mas a real é que estando quentinho e cremoso, é o que vale! tanto que com certeza um leite vegetal também vai entregar muuuito. minhas indicações são Nude, ou Naveia. E, na moral? olha essa embalagem que lindeza:

bom, escolhidas suas opções de utensílios e ingredientes, a parada é bem simples. basta preparar o café na prensa (ou cafeteira italiana, por exemplo) bem concentrado. enquanto isso, aproveita que esfriou e aquece esse leite para dar o match perfeito!

café pronto? leite aquecido? hora de mandar o leite pra dentro da prensa e fazer movimentos contínuos pressionando o leite com o êmbolo. e é isso! abaixa e sobe o êmbolo até o leite ficar em uma consistência bem cremosinha.

em uma xícara, eu sirvo o café primeiro apenas por uma questão parecida com: o feijão é por baixo sim! depois, vou acrescentando o leite e voilà! aproveite seu café com leite, com alma e cremosidade de cappuccino dos bons!

e me conta aí, deu certo? compartilha e me marca vá! @tha.experimentando.

Deixe um comentário